Sempre Conectado

Redes Sociais, seu crescimento e sua importancia.


Imagem Google

Olá pessoal!

Vou começar esse tópico com alguns dados que impressionam. Segundo a ComScore, somos o 2º país no mundo que mais visita sites de relacionamentos, estamos atrás apenas dos Estados Unidos. Em abril de 2011 dos 46,7 milhões de internautas brasileiros, 44,9 milhões acessaram redes sociais ao menos uma vez no mês de março de 2011

imagem: ComScore

Lembro-me que em meados de 2004 houve uma invasão de pessoas aderindo ao mais novo site de relacionamentos, o Orkut. Entretanto, havia muita insegurança por parte dos usuários e muitas dúvida começaram a surgir sobre a nova mania. A VEJA lançou em 2009 uma entrevista com a produtora cultural Liliane Ferreira e nesta entrevista encontramos duas questões que ainda podem ser aplicadas no cenário atual. Qual é o impacto de tais sites na maneira como as pessoas se relacionam? Eles, de fato, diminuem a solidão? A resposta dos pesquisadores é que esse tipo de comunicação não supri as necessidades afetivas. Estaríamos nos iludindo então? (pergunto a você caro leitor). O fato é que os sites de relacionamentos hoje deixaram de ser apenas um ponto de encontro dos amigos, família, conhecidos, ou uma forma de não nos sentirmos solitários. Hoje as empresas buscam seus profissionais através de sites de relacionamentos, como nos comportamos, quais comunidades ou grupos que participamos, qual o nosso ciclo social. Será que perdemos aquele medo de compartilharmos nossas informações? Pois, penso que estaríamos na verdade expondo mais nossa privacidade a terceiros do que atingindo o “ponto desejado”.

Difícil é encontrar um equilíbrio entre o que divulgar e o que não divulgar, contudo, as empresas afirmam que é preciso sinceridade nas informações do perfil no site de relacionamentos para quem deseja entrar no mercado e que mesmo assim isso não garantirá nenhuma vaga, as informações sempre são verificadas. Pelo que vejo o crescimento da rede de relacionamentos, seja para fins pessoais ou profissionais, não apresenta nenhum sinal de desaceleração, muito pelo contrário, seu ritmo de crescimento é muito grande e as pessoas aos poucos vão entrando nesse mundo…se ela é benéfica ou não, vai depender de como você disponibiliza seus dados na rede.

E ai o que você acha das redes sociais? Fale um pouco da sua experiencia. Você hoje participa de alguma delas?

Abraços.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s